A lavagem das mãos é uma precaução padrão obrigatória aos profissionais de saúde, iniciou-se em 15 de maio de 1847, na Hungria por iniciativa do médico obstetra Ignaz P. Semmelweiss que observou que essa simples medida reduzia a mortalidade das parturientes de 18% para 3% em menos de um ano.
Com isso a higienização das mãos se tornou uma forma muito eficaz de prevenir doenças cruzadas, pois é uma medida simples e menos dispendiosa, com essa simples técnica removemos células descamativas, sujidades e oleosidades da pele, microorganismos da flora transitória.
Veja a seguir como executar a técnica:
1. Retirar anéis, pulseiras e relógio;2. Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar na pia;
3. Colocar nas mãos aproximadamente 3 a 5 ml de sabão. O sabão deve ser, de preferência, líquido e hipoalergênico;
4. Ensaboar as mãos friccionando-as por aproximadamente 15 segundos;
5. Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos (o uso de escovas deverá ser feito com atenção);
6. Os antebraços devem ser lavados cuidadosamente, também por 15 segundos;
7. Enxaguar as mãos e antebraços em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão; 8. Enxugar as mãos com papel toalha;
9. Fechar a torneira acionando o pedal, com o cotovelo ou utilizar o papel toalha; ou ainda, sem nenhum toque, se a torneira for fotoelétrica.
Nunca use as mãos.
Observações importantes:
* O uso de álcool não substitui a lavagem das mãos com água e sabão.
* O uso de luvas não exclui a higienização das mãos.