segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Higienização das mãos

A lavagem das mãos é uma precaução padrão obrigatória aos profissionais de saúde, iniciou-se em 15 de maio de 1847, na Hungria por iniciativa do médico obstetra Ignaz P. Semmelweiss que observou que essa simples medida reduzia a mortalidade das parturientes de 18% para 3% em menos de um ano.
Com isso a higienização das mãos se tornou uma forma muito eficaz de prevenir doenças cruzadas, pois é uma medida simples e menos dispendiosa, com essa simples técnica removemos células descamativas, sujidades e oleosidades da pele, microorganismos da flora transitória.
Veja a seguir como executar a técnica:
1.  Retirar anéis, pulseiras e relógio;
2.  Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar na pia;
3.  Colocar nas mãos aproximadamente 3 a 5 ml de sabão. O sabão deve ser, de preferência, líquido e hipoalergênico;
4.  Ensaboar as mãos friccionando-as por aproximadamente 15 segundos;
5.  Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos (o uso de escovas deverá ser feito com atenção);
6.  Os antebraços devem ser lavados cuidadosamente, também por 15 segundos;
7.  Enxaguar as mãos e antebraços em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão; 8.  Enxugar as mãos com papel toalha;
9.  Fechar a torneira acionando o pedal, com o cotovelo ou utilizar o papel toalha; ou ainda, sem nenhum toque, se a torneira for fotoelétrica. 
Nunca use as mãos.
Observações importantes:
* O uso de álcool não substitui a lavagem das mãos com água e sabão.
* O uso de luvas não exclui a higienização das mãos.

Evolução de enfermagem

 É feita por meio de avaliação rotineira do exame físico e das intervenções de enfermagem realizadas para com o cliente, a primeira evolução deve descrever os achados do exame físico, discriminando os problemas encontrados e condutas estabelecidas e apartir daí deve-se descrever as observações das mudanças diárias na evolução, podendo ser positivas ou negativas, prescrições de enfermagem devem ser revistas para atingir os resultados esperados.
Na evolução devemos anotar:
> os dias de internação e diagnóstico médico;
> descrição de exame físico e estado mental;
> resultado dos cuidados de enfermagem;
> aceitação alimentar e hídrica, jejum, eliminação intestinal e urinária;
> sinais vitais incluindo a dor;
> presença de dispositivos como cateteres nasais, gástricos entre outros;
> resultados de exames laboratorias;
> orientações diárias para ações de autocuidado.

Exemplo de Evolução de Enfermagem admissional:
> 16H 0DI por AVC ao exame físico admissional apresnta-se confuso, contactando com presença de disartria, relata ter 46 anos com aparência adequada, pele de coloração e hidratação adequada,característcas faciais com expressão dolorosa, P 90 bpm, R 26 rpm, T 36,6C, P.A. 140/70, Dor em EVA nota 6, Técnica em enfermagem Liliane COREN 70000

Comunicação entre a equipe de enfermagem

É de grande importância a comunicação entre a equipe que participa de uma mesma tarefa, é interessante ressaltar que antes de tudo, estaremos tratando de pessoas com com ideologias, valores e inúmeros sentimentos, emfermagem exige o grande desafio de trabalhar em equipe.A comunicação deve ser realizada sempre e principalmente no contato com o cliente, familiares e membros da equipe multiprofissional, deve ser realizada pela cordialidade, orientações ao cliente e familiares, reuniôes de enfermagem, evolução de enfermagem, passagem de plantão e etc. Deve ser comunicado orientações e fatos relevantes ocorridos com o cliente e a família em relação a tratamento, conduta e/ou procedimentos.
A forma de comunicação mais utilizada na enfermagem são a escrita por meio das anotações de enfermagem, também é bem usada a comunicação verbal na passagem de um plantão, é muito importante anotar ou repassar as informações sobre o cliente como por exemplo sinais vitais que jamais devem ser esquecidos.


A equipe de enfermagem é formada  por enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem, sendo que o enfermeiro é o responsável pela coordenação da equipe.

O enfermeiro é um profissional com formação universitária, responsável pelo planejamento da assistência que será prestada ao paciente. É o responsável pelo gerenciamento dos recursos que envolvem essa assistência.

O técnico de enfermagem é um profissional com formação técnica que necessita ter o 2º grau completo e o curso de técnico de enfermagem.

O auxiliar de enfermagem é um profissional com formação técnica que necessita ter o 1º grau completo e o curso de auxiliar de enfermagem.

Todos os profissionais da equipe de enfermagem, devem ter seu registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do estado onde desenvolvem suas atividades profissionais. A lei do exercício que regulamenta suas ações é a Lei nº 7.498, de 25/6/1986. 

domingo, 30 de janeiro de 2011

Técnicas de Enfermagem: A enfermagem

Técnicas de Enfermagem: A enfermagem: "É um processo de cuidado, onde compreende-se não somente o bem estar físico, mas o bem estar psicológico que na maioria das vezes é onde encontramos a cura!..."

A enfermagem

É um processo de cuidado, onde compreende-se não somente o bem estar físico, mas o bem estar psicológico que na maioria das vezes é onde estará a cura. (Liliane Lisboa Soares)

Enfermagem no Brasil

No Brasil, a concepção das funçoes da enfermagem foi estabelecida inicialmente por médicos, apesar de várias realizações no campo brasileiro da medicina, até 1860 pouco foi mudado no âmbito da enfermagem, mesmo o sistema Nightingale já ter iniciado em outros países. No tempo do Brasil Impérico destaca-se Ana Justina Ferreira Nery, que atuou na guerra do Brasil contra o Paraguai em 1865, atendendo aos feridos, foi considerada Mãe dos brasileiros e tornou-se símbolo nacional da enfermagem.
Ana Justina Ferreira, a primeira enfermeira do Brasil, nasceu em 13 de dezembro de 1814, na vila Cachoeira do Paraguaçu, interior da Bahia. Casou-se aos 23 anos com Isidoro Antônio Néri. Ele era capitão-de-fragata da Marinha e estava sempre no mar. Dessa forma, Ana acostumou-se a ter a casa sob sua responsabilidade. Ficou viúva aos 29 anos, com os filhos Justiniano, Isidoro e Pedro Antônio para cuidar. Os dois primeiros tornaram-se médicos e o último, militar. Em 1865, o Brasil entrou na Tríplice Aliança, começou a Guerra do Paraguai e os filhos de Ana foram convocados. Sensibilizada com a dor da separação, no dia 8 de agosto ela escreveu ao presidente da província oferecendo-se para cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse. Logo partiu para o Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. Apesar das faltas de condições, como falta de higiene e de materiais e excesso de doentes, Ana chamou a atenção por seu trabalho como enfermeira por várias regiões por onde passou. Com recursos próprios, herdados de família, Ana montou uma enfermaria-modelo em Asunción, capital paraguaia sitiada pelo exército brasileiro. No final da guerra, em 1870, Ana voltou ao Brasil com seis meninas órfãs brasileiras. Foi homenageada e D. Pedro II, por decreto, lhe concedeu uma medalha e uma pensão vitalícia. Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880. Carlos Chagas batizou com o nome de Ana Néri a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão, em 1926.

A história da enfermagem

" A enfermagem é uma arte; e para realiza-la como arte requer uma devoção tão exclusiva,um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é o tratar da tela morta ou frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo o templo do espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes."  (Florence Nightingale)




Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Sua família considerava a enfermagem algo inapropriado para uma dama de boa estirpe, por isso, começou seus estudos após os 31 anos, em um curso de treinamento na Alemanha. Na Inglaterra, Florence abriu o primeiro curso de treinamento, em 1860. Não conhecia o conceito de contato por microorganismos, uma vez que este ainda não tinha sido descoberto, porém já acreditava em um meticuloso cuidado quanto à limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminação,calor adequado, boa nutrição e repouso, com manutenção do vigor do paciente para a cura.

Ao longo de toda a Guerra da Criméia, Florence conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos, através de seus esforços como enfermeira e, provando a eficiência das enfermeiras treinadas para a recuperação da saúde.Até o momento, só homens e mulheres religiosos podiam cuidar dos soldados no exército.
A enfermagem originou-se do desejo de manter as pessoas saudáveis, propiciando mais conforto e cuidado aos que estivessem com a saúde comprometida.

Em suas escolas,Florence baseava sua filosofia em quatro idéias-chave:
1.O dinheiro público deveria manter o treinamento de enfermeiras e este, deveria ser considerado tão importante quanto qualquer outra forma de ensino.
2.Deveria existir uma estreita associação entre hospitais e escolas de treinamento, sem estas dependerem financeira e administrativamente.
3.O ensino de enfermagem deveria ser feito por enfermeiras profissionais, e não por qualquer pessoa não envolvida com a enfermagem.
4.Deveria ser oferecida às estudantes, durante todo o período de treinamento, residência com ambiente confortável e agradável, próximo ao local.

As primeiras escolas de treinamento Nightingale ministravam cursos de 1 ano, que, com o tempo, passaram a ser de 2 anos.
Florence deu origem às prescrições médicas por escrito e, também, exigia que suas enfermeiras acompanhassem os médicos em suas visitas aos pacientes "para prevenirem erros, diretivas mal compreendidas e instruções esquecidas ou ignoradas" (Palmer,1983 apud Atkinson). 
A seu ver, para a melhoria do estado de saúde do país, o ensino da Enfermagem era uma grande responsabilidade das enfermeiras. Preconizava a idéia de que a saúde era não apenas estar bem, mas ser capaz de usar toda a nossa capacidade." Florence julgava que o propósito da enfermagem era"colocar-nos na melhor condição possível para que a natureza possa restaurar ou preservar a saúde, prevenir ou curar as doenças ‘’